Apresentação


A Frente CIDADÃOS UNIDOS contra a corrupção e a impunidade, pela Ética, Transparência e Controle Social nasceu do desejo de Cidadãos(ãs), que como eu e você, estamos cansados deste descaso, deste abandono, desta falta de comprometimento de todos nós, com o que é "Público": os Bens Públicos (terra, fauna, flora, recursos hídricos e minerais, história e cultura); a Administração Pública e a Justiça Pública.

Ao longo dos anos, governantes vem se alternando no poder, se aproveitando da apatia dos(as) Cidadãos(ãs), para utilizar o que é "Nosso" - Bens, Administração e Justiça - em benefício próprio e de alguns poucos detentores do poder econômico. E durante esses mesmos anos, soubemos de ações e iniciativas isoladas, desse ou daquele grupo de Cidadãos(dãs), quer para reivindicar e conquistar direitos para sua categoria ou segmento social, quer para defender o que é de "Todos para Todos". 

Poucos desses(as) Cidadãos(ãs) resistiram à parcela de poder que lhes foi oferecida por esses governantes e seus grupos de interesses. Alguns desses(as) poucos(as) que resistiram, foram perseguidos(as), barbarizados(as), massacrados(as) e, alguns(mas) deles(as), esquecidos(as). 

Um novo tempo apontou no horizonte, mas alguns daqueles velhos governantes e detentores do poder econômico permaneceram. E o Sistema, antes violento e implacável, tornou-se obsoleto e emperrado, sem condições de atender às crescentes demandas dos(as) cidadãos(ãs) que a ele recorrem. As leis de interesse social demoram anos para serem editadas, ficando à mercê de acordos (conchavos) entre lideranças partidárias e os financiadores de suas campanhas eleitorais. Processos demoram "gerações" para serem decididos nos juízos, a ponto de herdeiros terem de prosseguir com as demandas iniciadas por seus antepassados. Nos juízos criminais, a prescrição da pretensão punitiva do Estado é cada vez mais comum, quer por falta de material humano, quer para atender aos interesses de uma das partes.

Nós, Cidadãos(ãs), Entidades, Movimentos Sociais e Órgãos Públicos que estamos integrando e fortalecendo a Frente CIDADÃOS UNIDOS contra a corrupção e a impunidade, pela Ética, Transparência e Controle Social acreditamos que é possível mudar esta realidade, somando esforços para multiplicar os resultados das ações e iniciativas de integrantes e parceiros.

Enquanto Cidadãos(ãs), podemos e devemos agir, mobilizando pessoas para se engajarem em campanhas, no acompanhamento e fiscalização da execução de obras e políticas públicas, na formação e educação de nossas crianças e adolescentes, na capacitação de nossa força de trabalho, enfim, cada um de nós, conversando com vizinhos e amigos, utilizando nossas listas de contato e redes sociais, para fazer o que é ético, o que é correto e o que é legal.

Se Você é um(a) Cidadão(ã) que pensa e age como nós, venha integrar a Frente CIDADÃOS UNIDOS contra a corrupção e a impunidade, pela Ética, Transparência e Controle Social.